Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 12-06-2012

Anchieta terá Centro de Inteligência em Vigilância em Saúde
A Secretaria de Saúde de Anchieta vai inaugurar no próximo dia 20, às 10h, o Centro de Inteligência em Vigilância em Saúde.
Anchieta terá Centro de Inteligência em Vigilância em Saúde
Foto: Divulgação

A solenidade de inauguração irá acontecer no auditório da Secretaria de Saúde. O Centro é o primeiro no Brasil, com objetivo de desenvolver estudos e pesquisas voltadas para o interesse do sistema municipal de Saúde e irá funcionar no prédio da antiga ESF Centro 2, ao lado da Secretaria de Saúde. Será uma referência técnica para todas as ESFs do município, voltado para a prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida.

No Centro irão funcionar alguns serviços atuais e novos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria: as Vigilâncias em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT), Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, Saúde do Trabalhador, Núcleo de Saúde Ambiental (VigiAr, VigiSolo e VigiÁgua), Núcelo de Apoio às ESFs (NASF) e o Centro de Pesquisas propriamente dito, em convênio com a UVV(Universidade de Vila Velha).

A iniciativa é inédita no Espírito Santo (e em poucos municípios brasileiros). A intenção é monitorar os hábitos alimentares, questões ligadas à saúde ambiental, como ar, solo e água, o perfil epidemiológico e sanitário da população anchietense, além de replicar os estudos feitos pelo Projeto Carmen e que resultaram no fortalecimento das ações preventivas e de promoção em nosso município e colocar todas as informações estratégicas à disposição dos profissionais de saúde, da população, de outras secretarias e instituições para a geração de ações de promoção e qualidade de vida.

    Fonte: Assessoria de Comunicação PMA
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir