Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 14-06-2012

Vacinação contra a pólio em Cachoeiro, começa no sábado (16)
A vacinação acontece até o dia 6 julho nas unidades de saúde do município.
Vacinação contra a pólio em Cachoeiro, começa no sábado (16)
Foto: Divulgação/PMCI

Crianças com menos de cinco anos têm até o próximo dia 06 de julho para receberem a dose contra a poliomielite (paralisia infantil). A campanha de vacinação em Cachoeiro de Itapemirim vai contar com um Dia D neste sábado (16), em bairros e distritos e com atrativos como algodão doce e pipoca no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Guandu.

Este ano a campanha terá como slogan: "Leve seu super-herói menor de 5 anos ao posto de vacinação. E não esqueça a caderneta". A campanha é nacional e organizada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite.

No sábado (16), as unidades de saúde dos bairros estarão abertas das 8h às 17h. Também haverá no mesmo dia e horário um posto de vacinação na praça Jerônimo Monteiro. Já nos distritos, a vacinação ocorrerá das 9h às 16h.

Até o dia 06 de julho, de segunda a sexta-feira, as salas vão fornecer a gotinha das 7h às 16h. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar no mínimo 95% das crianças menores de cinco anos de idade (0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) do total de 13.210 crianças.

"O slogan da campanha reforça a necessidade de os pais ou responsáveis levarem as crianças aos postos mais próximos de suas residências e apresentarem a caderneta de vacinação. Isso será fundamental para continuarmos erradicando a pólio no município e no país", destaca a coordenadora municipal de Imunização, Marusca Pereira Mesquita Silveira.

Saiba mais:
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus. Ele acomete em geral os membros inferiores e tem como principais características a flacidez muscular. Pode levar à morte ou a sequelas paralíticas irreversíveis.

Atualmente ainda há risco de reintrodução do vírus da pólio no Brasil, e por isso as campanhas se mantêm como uma ação necessária de prevenção desde 1980.

O último caso de paralisia infantil registrado no país foi em 1989. No Estado, a última notificação foi em 1987. Em 1994, o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem.

Serviço
Horário de atendimento no Dia D:
8h às 17h (bairros) e 9h às 16h (distritos)

Horário de atendimento das salas em dias úteis:
7h às 16h.

Salas de vacina abertas em dias úteis e no Dia D:
Unidades dos bairros Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Dr. Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), IBC, Nossa Senhora Aparecida, Paraíso, São Luiz Gonzaga, União, Village da Luz, Zumbi, dos distritos de Burarama, Conduru, Córrego dos Monos, Itaoca, Pacotuba e Soturno, além do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Guandu..

Sala de vacina aberta somente no Dia D:

Unidade do distrito de Coutinho
As unidades que não possuem sala de vacina irão funcionar nos dias úteis (segunda a sexta):

Unidades dos bairros Agostinho Simonato, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Coramara, Gilson Carone, Novo Parque, Otton Marins, Nossa Senhora da Penha, Vila Rica, Parque Laranjeiras e Recanto.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir