Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-06-2012

Grupo 5+1 e Irã começam em Moscou nova rodada de consultas
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU iniciaram nesta segunda-feira uma nova rodada de negociações com o Irã, a fim de concretizar um plano por períodos para a transparência do programa nuclear iraniano.
Grupo 5+1 e Irã começam em Moscou nova rodada de consultas
Saeed Jalili representa o Irãem Moscou

A delegação dos 5+1 é liderada pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, enquanto a parte iraniana pelo chefe negociador de Teerã, Saeed Jalili. As negociações são feitas no hotel Golden Ring, a poucas centenas de metros do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Riabkov, declarou que o Irã deve readquirir a confiança da comunidade internacional para que sejam reconhecidos seu direitos a desenvolver a energia atômica pacífica. O vice-ministro de Exteriores russo fez estas declarações pouco antes do início das consultas, realizadas a portas fechadas e previstas para durar até terça-feira.

"A Rússia espera que em Moscou aconteça um diálogo construtivo do documento sobre o Irã, baseado na reciprocidade e orientado a um desenvolvimento por períodos, que permita garantir resultados positivos", disse à agência EFE uma fonte russa próxima às negociações.

A julgar pelas últimas declarações nas vésperas do encontro, as partes acodem a Moscou decididas a impor suas posições. O Irã insiste em seu direito de desenvolver o uso pacífico da energia nuclear e o Grupo 5+1 tentará enquadrá-lo em um roteiro que permita evitar a possibilidade de que Teerã tenha com armas nucleares.

Uma das medidas mais destacadas, apresentada na reunião anterior que aconteceu em Bagdá, é que o Irã reduza o enriquecimento de urânio de 20% para 5% e entregue a outro país suas reservas já enriquecidas.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir