Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-07-2012

Pneus são usados para plantação em Marataízes
Os pneus são uma grande dor de cabeça depois quando do seu descare. Em Marataízes são coletados pela prefeitura através da secretaria de Saúde das borracharias e depois doados para reciclagem para uma firma mineira.
Pneus são usados para plantação em Marataízes

A professora Gleici da Rocha Brumana junto com o administrador do seu sítio localizado em Canudos, interior de Marataízes, Damião Cruz e Silva estão dando um destino nobre aos pneus sendo utilizado para plantação em locais onde o solo não permite crescimento por compactação ou encharcamento. Os pneus são colocados sobrepostos de três formas: um para plantação de hortaliças, dois para plantas que precisem de mais enraizamento e três para arvores e arbustos. "A terra usada é de substratos, compostagem ou já misturada com estercos e raspa de mandioca." O resultado está sendo fantástico aproveitamos os locais que antes não poderíamos plantar e agora vamos produzir todo o tipo de verduras, legumes, árvores frutíferas e nativas. "Os pneus podem ser utilizados de diversas formas como em fossa sépticas e levaremos para nossos vizinhos essa técnica ecológica e barata visto que em nossa comunidade não existem água tratada nem sistema de esgoto", enfatizou Gleici Brumana.

Damião Cruz ressalta ainda que os pneus sejam usados como barragem para amenizar o transbordo dos tanques de criação de peixe. "Pedir a orientação técnica do INCAPER para implantação para solucionar esse problema que acontece no período das chuvas" disse.












    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir