Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 25-07-2012

Secretaria de Saúde de Marataízes apresenta suas ações do 1° quadrimestre de 2012
A Secretaria de Saúde de Marataízes realizou na última quinta-feira (19) uma Audiência Pública, no Auditório da Prefeitura, para prestar contas das ações realizadas no 1° quadrimestre de 2012 na área da saúde do munícipio.
Secretaria de Saúde de Marataízes apresenta suas ações do 1° quadrimestre de 2012
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

Foi com muito entusiasmo que a secretária de saúde, Ivilisi Soares falou dos trabalhos desenvolvidos e dos resultados positivos obtidos durante este período, destacando os programas ofertados à população e o investimento em novas unidades de saúde, próximo ao CAIC, Pontal e na localidade do interior, em Boa Vista, visando melhorar o atendimento médico na região.

Ivilisi destacou também o reforço no Pronto Atendimento Médico da Barra que recebeu dois novos médicos no período da manhã. Outra boa notícia, Marataízes conta com mais dois profissionais na saúde, um psiquiatra e um neurologista. A saúde registra ainda o aumento na oferta de exames, estando disponível para a população a ultrassonografia e eletrocardiograma.

A Vigilância em Saúde, coordenado pela Marcelle Lemos Leal, atua diretamente com a população, formada pelas vigilâncias sanitária (coordenadoo pelo Roniel Nunes de Souza), epidemiológica (coordenado pela Enfª. Érica Marvila Garcia) e ambiental (coordenado pela Beatriz Simões Porto Santiago), apresentaram dados positivos que demonstram que o município está mantendo o controle em diversas áreas de atuação. Além do trabalho com a comunidade, a vigilância desenvolve palestras nas escolas periodicamente.

A Agência Municipal de Agendamentos – AMA, coordenado por Nelma Santana Rohor trouxe dados bem interessantes. Entre janeiro e abril foram 4.160 consultas agendadas à população, em Cachoeiro de Itapemirim, para diversas especialidades médicas. Exames realizados Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Guaçui, somam 859, dentre eles Tomografia computadorizada, Ressonância Magnética dentre outras disponíveis fora do município. Segundo a AMA, o município ofertou cerca de 10.859, dentre eles, exames laboratoriais, eletrocardiograma, densitometria óssea, raio-x, mamografia e ultrassonografia.
Apesar da oferta na área da saúde funcionar de forma eficiente em Marataízes, um dado muito preocupante que vem acontecendo no Centro de Especialidades Médicas de Marataízes – CEMM. No local é disponibilizado 14 especialidades, sendo que muitas consultas estão sendo perdidas pela população. Entre e maio e junho deste ano foram registradas 1.268 pacientes faltosos dentre 3.971 consultas agendadas em apenas dois meses. Segundo a coordenadora é importante que haja um aviso prévio para que outros pacientes sejam remanejados e ocupem essas vagas, oportunizando o atendimento para outros usuários.

Na Atenção Primária Básica, coordenado pela enfermeira Amanda Zovico, estão inseridos os programas que cuidam da saúde da mulher, criança, nutricional, mental, bucal e hiperdia. As equipes de Atenção Básica que atendem na Estratégia Saúde da Família, os chamados ESF’s, estão todas completas e hoje contam com uma unidade do NASF - Núcleo de Assistência à Saúde da Família, com fonoaudiólogos, fisioterapeutas (inclusive domiciliar), pediatra, psiquiatria infantil, psicólogos e enfermeiro. Além do atendimento nos postos, a Atenção Primária realiza diversos encontros com a população, entre eles, gestantes, mães e crianças, levando informações importantes sobre cuidados com a saúde, em parceria com outras secretarias municipais.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Marataízes avança no Programa Rede Cegonha, implantado pelo Ministério da Saúde em diversos municípios brasileiros, visando garantir às mulheres uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança e dignidade e ainda, atenção à saúde da criança do 0 aos 24 meses, dentre outros benefícios.

A Atenção Secundária na saúde, coordenado pelo Almir Carlos Alves Coutinho é referente ao Centro de Especialidades Médicas – CEMM e o Pronto Atendimento Médico – PAM, atendendo a população com seis médicos plantonistas e cinco cirurgiões dentistas para o atendimento odontológico.

Finalizando a audiência, o superintendente do Fundo de Saúde, Marco Antônio Bahiense Amaro apresentou todos os balancetes da saúde, apresentando o valor de mais de R$ 2 milhões de investimentos na saúde, com recursos próprios, um percentual de 21, 34% aplicados somente na saúde do município. "O valor mínimo que o município é obrigado aplicar em saúde é 15%, no caso de Marataízes foram aplicados 21,34%, ou seja 6,34% acima do valor exigido por lei nesse quadrimestre", explica.

Diante do material apresentado pelos profissionais responsáveis pelas áreas que compõe o quadro da saúde do município, podemos constatar que avançamos na qualidade do atendimento, no aumento da oferta de programas, consultas e exames, resultado dos investimentos aplicados com responsabilidade e compromisso com a vida e dignidade humana.

Confira na íntegra o material apresentado durante a Audiência Pública do 1° Quadrimestre de 2012 na Saúde de Marataízes.












    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir