Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-08-2012

ACL comemora Jubileu de Ouro
Nesta sexta-feira (17), a Academia Cachoeirense de Letras (ACL) comemora 50 anos de funda��o. Para celebrar a data, diversas a��es s�o preparadas para o dia.
ACL comemora Jubileu de Ouro

A festa est� marcada para 20h00, no Ciac Raymundo Andrade. Na programa��o, posse de dois novos membros efetivos, homenagens, lan�amento de selo postal personalizado alusivo � data e premia��o de concurso de cr�nicas.

Integram a ACL o psicanalista e jornalista, colunista, Roney Argeu Moraes e a advogada Valqu�ria Rigon Volpato. Ela assume a cadeira 37, que tem como patrono Augusto Em�lio Estelita Martins, e que mais recentemente foi ocupada por Nelson Sylvan.

A cadeira 40, do patrono Jo�o Belis�rio, e que pertenceu a Michel Ant�nio, ser� destinada a Roney.

Feliz com a posse em um momento especial da entidade, Valqu�ria Volpato diz que o significado � "continuar contribuindo e conservado a hist�ria e a cultura de Cachoeiro".

Para Roney Moraes � uma intensa mistura de emo��es. "� um momento hist�rico para a Academia e fazer parte de tudo isso me deixa lisonjeado. � uma grande honra para mim. Espero, junto com os acad�micos, contribuir mais para levar a literatura e a leitura a todos os p�blicos. Sem fronteiras ".

A solenidade ainda reserva espa�o para homenagens: ao centen�rio de nascimento do professor Deusdedit Baptista; e a Jo�o de Deus Madureira Filho e do poeta a Solimar de Oliveira, a Bernardo Horta (tributos p�stumos).

Al�m disso, acontecer� a premia��o dos vencedores do VII Concurso Rubem Braga de Cr�nicas e a posse do honor�rio: Arnoldo Silva (m�sico - compositor e cantor) e dos benem�ritos Elyan Pe�anha (jornalista), Regina Monteiro (jornalista), Wagner Santos (jornalista) e Higner Mansur (advogado).

Hist�ria

Tudo come�ou com seis estudantes, um professor e um teatr�logo. Eles se reuniram numa sala de aula cedida pela dire��o da ent�o Escola de Com�rcio, e resolveram fundar uma institui��o cultural. Isso ocorreu no dia 12 de maio de 1962.

Dessa primeira reuni�o lavrou-se uma ata, que foi assinada pelos presentes: Evandro Moreira, Bruno Torres Paraiso, S�rgio Gon�alves Lof�go, Jos� Augusto Marcos Coutinho, Jos� Elias Aoni Filho, Solimar Soares da Silva, Marco Antonio Coelho e Paulo de Tarso Medeiros.

    Fonte: ES de Fato
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir