Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 17-06-2013

Itália vence México no Maracanã
Na primeira partida oficial do novo Maracanã, a Itália derrotou o México por 2 a 1, neste domingo à tarde, pelo Grupo A da Copa das Confederações – o mesmo do Brasil.
Itália vence México no Maracanã
Foto: AFP

O meia Andrea Pirlo, que fez sua 100ª partida com a camisa da Azzurra, foi um dos destaques da partida. Além do belo gol em cobrança de falta, comandou o meio de campo italiano. Aquele futebol pragmático dos italianos deu lugar a um toque de bola eficiente, objetivo e fundamental para o resultado.

Os europeus estiveram melhor no primeiro tempo. No início, o atacante Mario Balotelli tentou duas vezes, mas parou nas defesas de Corona. Quem chegou com mais perigo foi o México, aos 11 minutos. Giovanni dos Santos roubou a bola e tocou para Guardado, que acertou o travessão.

Logo depois, Pirlo foi derrubado dentro da área e reclamou de pênalti, não marcado pelo árbitro. A Itália continuou mandando no jogo e abriu o placar aos 26 minutos. O meia Pirlo cobrou falta com precisão e acertou o ângulo direito de Corona: 1 a 0 Azzurra.

No entanto, sete minutos depois o México conseguiu o empate. Em bobeada, o zagueiro Barzagli perdeu a bola para Giovanni dos Santos e teve de remeter ao pênalti, bem batido por Javier Chicharito Hernández: 1 a 1.

A Itália foi para cima no segundo tempo, mas não conseguia levar vantagem diante do sistema defensivo mexicano. A primeira chance surgiu aos oito minutos. Pirlo cobrou falta, Montolivo ficou com a sobra, mas bateu fraco e facilitou a defesa de Corona. Depois, aos 13, Pirlo tentou novamente em bola parada e assustou.

De tanto insistir, os italianos marcaram o gol da vitória, aos 32 minutos. Balotelli recebeu na área, girou entre os zagueiros e bateu forte para vencer o goleiro mexicano: 2 a 1 Itália.

Até o fim, os europeus administraram a vantagem e comemoraram a importante vitória, igualando-se ao Brasil com três pontos na liderança do Grupo A.

Veterano Pirlo comanda o meio campo italiano em jogo histórico

Praticamente todas as jogadas de ataque da Itália passam pelos seus pés. Só poderia estar falando do veterano Andrea Pirlo, que aos 34 anos completou ontem 100 jogos com a camisa da Azzurra, esbanjou categoria e comandou o meio de campo na estreia da Copa das Confederações, na importante vitória diante do México (2 a 1), no Maracanã.

O jogador da Juventus de Turim deu belos passes, sofreu pênalti no primeiro tempo – não marcado pelo árbitro chileno Enrique Osses – e marcou um golaço em perfeita cobrança de falta. "Estou muito feliz por ter marcado um gol no Maracanã", declarou o meia ao canal SporTV logo após a partida.

Ao lado do atacante Balotelli e do goleiro Buffon, Pirlo é considerado um dos principais jogadores da atual seleção italiana, comandada por Cesare Prandelli, que também não deixou de elogiar o meia Pirlo. "Não tenho palavras para falar sobre o que o Pirlo fez na partida de hoje)", comentou o treinador da Azzurra.

Na quarta-feira, a Itália aposta novamente em seu veterano jogador para superar o Japão, pela segunda rodada do Grupo A. CT

Técnico repreende Balotelli por cartão

A única preocupação dos italianos após a vitória por 2 a 1 sobre o México foi com o cartão amarelo recebido pelo atacante Mario Balotelli, que tirou a camisa após marcar o segundo gol. Como na Copa das Confederações o acúmulo de dois cartões suspende por um jogo, o atleta terá de passar ileso contra o Japão, quarta-feira, para não ficar de fora do terceiro duelo, contra o Brasil.

Apesar de elogiar seu centroavante, o técnico Cesare Prandelli repreendeu sua atitude. "O Mario deve parar de querer exibir seus músculos ou os cartões não vão parar. Contudo, não posso criticá-lo quanto ao objetivo, porque mais uma vez ele foi bem-sucedido", comentou o treinador.

Sempre polêmico, Balotelli pediu desculpas ao time e diz que não conhecia o regulamento. "Não sabia da regra dos dois cartões amarelos. Da próxima vez não vou fazer isso. Foi uma bela partida, uma grande emoção. E com um belo público", elogiou o italiano, que era dúvida antes do jogo.

Sobre a atuação da Itália, que teve mais trabalho do que o esperado para derrubar o México, Prandelli elogiou o comprometimento tático do time e comemorou iniciar a competição com vitória.

"Tinha certa ansiedade antes da estreia, mas estávamos focados, queríamos ganhar e conseguimos jogando excelente futebol. Hoje, no campo, cada um sabia o que tinha que fazer", comentou o comandante da Azzurra.

O experiente goleiro Buffon também elogiou a atuação da equipe. "O México é um time que sempre nos causou grandes dificuldades. Mas fizemos uma partida convincente e o resultado foi justo", disse.

Agora os italianos deixam o Rio de Janeiro e seguem para Recife, onde pegam o Japão, quarta-feira, às 19h, na Arena Pernambuco. (das Agências)

Erros individuais dos mexicanos definem derrota

A vitória apertada da Itália por apenas um gol de diferença foi resultado de falhas individuais do México. Essa é a avaliação do treinador José Manuel de La Torre sobre a atuação de seu time na tarde de ontem no Maracanã.

"Fizemos grande esforço e jogamos bem, dadas as circunstâncias. É uma pena, mas as falhas individuais fizeram a diferença. Sabíamos que seria assim. A Itália é time de muita qualidade individual e um conjunto afinado. É forte e sabíamos que não poderíamos errar", lamentou o técnico mexicano.

A análise de La Torre pode ter o goleiro Corona e o zagueiro Maza Rodriguez como possíveis alvos, sendo que eles tiveram participação nos gols italianos – principalmente Rodriguez, que não cortou o lançamento em direção ao atacante Balotelli e viu o adversário lhe tomar a bola na pequena área.

O segundo compromisso do México na Copa das Confederações será diante do Seleção Brasileira. A partida está agendada para quarta-feira, às 16h, no Estádio Castelão, em Fortaleza.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir