Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 26-08-2013

Corpo do ex-goleiro Gylmar é velado no Cemitério do Morumbi, em SP
Bicampeão mundial morreu neste domingo no Hospital Sírio Libanês. O enterro do ex-jogador deve ocorrer por volta das 15h.
Corpo do ex-goleiro Gylmar é velado no Cemitério do Morumbi, em SP
Foto: g1.globo.com

O corpo do ex-goleiro Gylmar dos Santos Neves, de 83 anos, era velado na manhã desta segunda-feira (26) no Cemitério do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. O enterro está previsto para as 15h.

O bicampeão mundial morreu no início da noite deste domingo (25) no Hospital Sírio-Libanês. Ele estava internado desde 8 de agosto com infecção urinária e infarto agudo no miocárdio.

Gylmar já apresentava sequela de um acidente vascular cerebral (AVC) ocorrido há 13 anos e insuficiência cardíaca. Ele estava internado com infecção sistêmica e o quadro era considerado irreversível.

O ex-goleiro foi bicampeão mundial pela seleção brasileira nas Copas de 58 e 62. Ele nasceu em Santos em 22 de agosto de 1930. Iniciou a carreira jogando pelo Jabaquara, pequeno time da Baixada Santista. Na década de 50, foi transferido para o Corinthians, onde atuou durante 10 anos. Na década de 60, ele voltou à cidade natal para defender o Santos e lá viveu o auge da carreira, jogando no time que consagrou Pelé como o melhor jogador da história do futebol.

Outro campeão do mundo na Copa de 58, o lateral direito Nílton De Sordi também morreu neste fim de semana. Sordi nasceu em Piracicaba e vivia em bandeirantes, no interior do Paraná. O ex-jogador, de 82 anos, sofria com mal de Parkinson. A causa da morte foi em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Na Seleção, Sordi teve a primeira convocação em 1954. O lateral-direito atuou em todos os jogos da equipe como titular, até a semi-final da Copa de 1958. Em virtude de uma lesão, acabou substituído por Djalma Santos, também falecido.

A carreira dele teve uma passagem também pelo União Bandeirante, equipe na qual se aposentou, em 1966. Anos depois, atuou como treinador, em duas oportunidades.

Em nota, a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil está de luto pela morte de Gylmar e De Sordi, lateral-direito na Seleção que venceu a Copa do Mundo de 1958, que também morreu no sábado (24).

Veja a íntegra da nota:

O futebol brasileiro está de luto. Perdemos hoje dois campeões mundiais, o goleiro Gylmar dos Santos Neves e o lateral Nilton De Sordi. Gylmar e De Sordi foram decisivos na épica campanha de 1958, responsável por acabar de uma vez com o complexo de vira-lata que perseguia o nosso futebol. Gylmar foi ainda o titular da seleção bicampeã de 1962.

Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir