Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-09-2013

Brasil cai em ranking de competitividade por economia e infraestrutura
Pa�s ocupa 56� posi��o em lista que analisa 148 economias no mundo; Su��a lidera a pesquisa.
Brasil cai em ranking de competitividade por economia e infraestrutura
Foto: portocanal.sapo.pt

O Brasil perdeu oito posi��es no ranking das economias mais competitivas do mundo, em meio � piora macroecon�mica e � falta de avan�os nos investimentos de infraestrutura, mostrou nesta ter�a-feira (3) o Relat�rio Global de Competitividade, do F�rum Econ�mico Mundial (WEF, na sigla em ingl�s) com a FDC (Funda��o Dom Cabral).

Na edi��o deste ano, que analisou 148 economias, o Brasil voltou a ocupar a posi��o 56 no ranking elaborado por meio de uma pesquisa de opini�o com executivos, a mesma de 2009, atr�s de pa�ses como China e �frica do Sul, que ocupam as 29� e 53� posi��es, respectivamente, mas na frente dos outros pa�ses do BRICS, �ndia e R�ssia, em 60� e 64� lugares, nesta ordem.

Segundo o professor da Funda��o Dom Cabral, Carlos Arruda, respons�vel pela an�lise e coleta de dados do Brasil, a economia interna e itens como ambiente regulat�rio pesaram na avalia��o do Pa�s.

� O Brasil teve perdas marginais como piora nas finan�as p�blicas. No ambiente regulat�rio, o Brasil n�o fez nada de errado, mas tamb�m n�o avan�ou. Em fun��o disso, o Brasil pode perder (mais posi��es).

Os problemas de infraestrutura e a dificuldade do governo de levar adiante seus planos de concess�o de rodovias, aeroportos e ferrovias dentro dos prazos tamb�m pesaram na avalia��o brasileira. Arruda acrescentou que para melhorar a avalia��o do pa�s neste quesito, al�m de realizar as concess�es, � necess�rio fazer os investimentos e as obras na velocidade adequada.

� Em todos os indicadores de infraestrutura b�sica, o Brasil est� entre os 100 piores. N�o adiantam obras em v�rios setores se n�o resolver os problemas cr�ticos; solu��es de estocagem em instala��es portu�rias s�o urgentes.

Por outro lado, o professor destacou que em itens como sofistica��o de neg�cio e inova��o, o Brasil permanece bem avaliado, com executivos vendo como positivas a qualidade das empresas e a capacidade de inova��o, apesar de investimentos em pesquisa e desenvolvimento w do n�mero de engenheiros estarem abaixo do necess�rio.

Na primeira posi��o do ranking est� a Su��a, seguida por Cingapura, Finl�ndia, Alemanha, Estados Unidos e Su�cia. Entre os pa�ses da Am�rica do Sul, o Chile obteve o melhor resultado, em 34�, enquanto o Peru aparece em 61� e a Col�mbia em 69�. Nos �ltimos lugares do ranking ficaram Chade, Burundi, I�men, Serra Leoa e Haiti.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir