Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-09-2013

Preço do m² mantém alta acima da inflação
O preço do metro quadrado anunciado de imóveis manteve em agosto a tendência de alta acima da inflação.
Preço do m² mantém alta acima da inflação
Foto: noticias.band.uol.com.br

No mês passado, a valorização foi de 1,2%, mais de quatro vezes superior ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) projetado para o período, de 0,26%, segundo o índice FipeZap.

Com o resultado, os preços dos imóveis acumulam alta de 8,5% no ano para uma expectativa de inflação de 3,45%. Em 12 meses, a valorização média do m² nas 16 capitais pesquisadas chega a 12,3%.

Segundo a pesquisadora da Fipe Priscila Fernandes Ribeiro, as elevações de preços acima de 1% nos últimos três meses são resultado de um mercado de trabalho ainda aquecido, que favorece a concessão de crédito. "Além disso, os indicadores de inadimplência estão menores se comparados ao ano passado", diz a economista.

Na sua avaliação, as recentes altas da taxa básica de juros, a Selic, podem aumentar o custo de crédito nos próximos meses. Com isso, a tendência seria de uma desaceleração no ritmo de aumento de preços no mercado imobiliário.

Curitiba novamente teve a maior alta no mês (4,6%), enquanto Belo Horizonte registrou queda, pelo quarto mês consecutivo, de 0,3%.

Nos últimos 12 meses, além de Curitiba (26,8%), os maiores aumentos foram registrados em Rio de Janeiro (15,3%), Vitória (13,8%), São Paulo (13,7%) e Porto Alegre (13,5%), com as maiores altas no preço médio do m² anunciado.

Fonte: www.boainformacao.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir