Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 01-10-2013

Sete clubes ameaçam boicotar Copinha se São Paulo a disputar
Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG e Ponte Preta reclamam de assédio do Tricolor aos seus jogadores da base
Sete clubes ameaçam boicotar Copinha se São Paulo a disputar
Foto: g1.globo.com

Cansados do que consideram assédio do São Paulo a seus jogadores das categorias de base, sete clubes ameaçam não disputar a próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior caso o Tricolor não seja excluído da competição. Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG e Ponte Preta informaram por carta a decisão à Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da disputa que ocorre anualmente em janeiro.
A ação das agremiações foi motivada pelo suposto assédio são-paulino ao goleiro Lucão, da Ponte. Dirigentes tricolores teriam convidado o arqueiro, constantemente convocado para a seleção brasileira sub-17, para conhecer e treinar no CT de Cotia. De acordo com cartolas, tal prática não é novidade. Segundo eles, o Tricolor tem usado intermediários para recrutar atletas, ferindo um acordo que determina que os clubes sejam procurados antes de qualquer contato com os garotos.
Por conta disso, o clube do Morumbi já foi excluído de duas competições de juniores neste ano: a Taça Belo Horizonte, entre agosto e setembro, e a Copa 2 de Julho, em julho. O curioso é que neste segundo torneio, além do São Paulo, também foram impedidos de jogar os clubes que pediram a exclusão (Corinthians, Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Audax-SP). Bahia e Vitória só foram poupados porque sediavam a disputa, em Salvador.
Questionado sobre a ameaça das agremiações citadas, o São Paulo não se mostrou preocupado e garantiu que vai estar presente na Copinha.
– O São Paulo foi convidado, fez inscrição e vai jogar a Copa São Paulo normalmente – afirmou o diretor de futebol amador do Tricolor, Marcos Tadeu Novais dos Santos.
Envolvido diretamente na briga, a Ponte Preta informou que uma reunião na segunda-feira vai definir os próximos passos dos clubes descontentes.
– Na segunda-feira, nós teremos uma reunião no Rio de Janeiro para alinhar isso. Como recebemos o convite antecipadamente para a disputa da Copa São Paulo, confirmamos a presença da Ponte. Mas será uma reunião extraordinária e, por isso, provavelmente iremos acatar o boicote. A ideia era começar isso já no Brasileiro Sub-20, mas o foco maior está mesmo na Copa São Paulo – disse o coordenador das categorias de base da Macaca, Francisco Marques.
O Vasco também se pronunciou. Recentemente, o clube carioca reclamou que o São Paulo teria assediado dois de seus jovens jogadores: o atacante Mosquito e o lateral Foguete.
– A postura do São Paulo não tem agradado. Nossa ideia é melhorar o futebol, e certas coisas precisam mudar. É preciso respeitar o adversário, e o jogador só deve ser admitido quando for liberado pelo clube – argumentou Mauro Galvão, diretor da base vascaína.
Os grandes mineiros deixaram claro que vão lutar para que o Tricolor seja excluído da Copa São Paulo.
– Preferimos que o São Paulo não participe, pois não está agindo de acordo com o que combinamos. Eles têm assediado jogadores de outros clubes, aliciado eles - falou Márcio Rodrigues, vice-presidente do Cruzeiro e responsável pelas categorias de base.
publicidade

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir