Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 22-10-2013

Passado e presente da Seleção: Barça de Neymar visita o Milan de Kaká
Estrelas brasileiras se cruzarão pela primeira vez. Jogo terá duelo de "Meninos da Vila"
Passado e presente da Seleção: Barça de Neymar visita o Milan de Kaká
Foto: g1.globo.com

Em 2003, quando Neymar dava os primeiros dribles no Santos, Kakáestreava na Liga dos Campeões com a camisa do Milan. Quatro anos depois, o ex-jogador do São Paulo vencia o prêmio de melhor jogador do mundo – e em 2007 Neymar completava a sua penúltima temporada na base do Peixe antes de assinar pelo profissional. A passagem de bastão do "ex" para aquele que está mais perto de ser o próximo brasileiro a conquistar o prêmio acontecerá nesta terça-feira, às 16h45m (de Brasília), quando Milan e Barcelona se enfrentam no San Siro pela terceira rodada do Grupo H da Liga dos Campeões – você acompanha o jogo em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM. Celtic x Ajax completa a chave em Glasgow.

O camisa 10 da seleção brasileira na Copa de 2010* vai enfrentar pela primeira vez o atual dono do número. Kaká, de acordo com canais de TV da Itália, pode ser titular, mas não deve jogar a partida inteira por falta de ritmo devido a uma lesão. Neymar está cotado para fazer parte dos onze titulares de Tata Martino, ao lado de Messi e Sánchez.

Os dois nunca se cruzaram em campo, mas Neymar já se encarregou de dar os primeiros passos no caminho das pedras deixado por Kaká. O atacante do Barcelona chegou a um dos grandes clubes europeus, se adaptou sem demoras e conquistou uma vaga no time, deixando o campeão do mundo e bicampeão da Europa Pedro Rodriguez, no banco, assim como Kaká fizera em 2003 ao deixar o camisa 10 Rui Costa na reserva do Milan. O meia rossonero foi titular desde a estreia e nunca mais perdeu a vaga. Kaká marcou quatro gols no primeiro ano em que participou da competição, na temporada 2003/2004, e o Rubro-Negro foi eliminado pelo La Coruña nas quartas de final.

Meninos da Vila juntos no San Siro

Vai ser uma noite de emoções para o Neymar. Além de Kaká e de Balotelli, Neymar vai enfrentar o ídolo e amigo Robinho, e o reencontro será mais especial do que os dois pensavam. Em alta no Milan e elogiado pelo treinador, Robinho será titular e também deverá ocupar o lado esquerdo do ataque. Neymar cobrirá a mesma posição que o ex-companheiro de Santos. Os "Meninos da Vila", formados pelo Santos e rotulados como herdeiros de Pelé, se reencontram em lados "opostos" depois das alegrias partilhadas no clube da Vila Belmiro em 2010.

Neymar sofre com diferença térmica
Antes do embarque para Milão, Neymar estava em Barcelona numa manhã atípica de outubro, com temperatura atingindo os 28ºC. Três horas depois, o craque aterrissou em Milão com um temperatura de 15ºC, num dia de nevoeiro, chuva e muita umidade. Um cenário desagradável que assusta qualquer visitante que chegue à cidade da moda. Com o atacante não foi exceção. O brasileiro era um dos mais cobertos no treino do Barça no San Siro e admitiu que sofreu com o frio.

A chuva e o mau tempo não impediram que a irmã de Neymar andasse pelo centro da capital da moda, sempre recheado de turistas, independentemente do frio. Além da irmã do craque, as mulheres de Messi e Fàbregas também fizeram compras em Milão à tarde. Enquanto isso, os craques do Barcelona descansavam no hotel Melia, base do Internazionale e considerado "maledetto" (maldito) por Pep Guardiola, ex-treinador do Barça.

Por cultura, os italianos são muito supersticiosos. Os espanhóis, nem tanto. Talvez no tempo em que residiu na Itália, Guardiola tenha adotado o jeito. O hotel Melia era o alojamento fixo do Barcelona sempre que o time jogava em Milão. O local é frequentado e utilizado por vários jogadores e dirigentes do Inter e fica a cinco minutos do San Siro. Porém, desde que o time catalão perdeu para a equipe italiana comandada por José Mourinho em 2010, por 3 a 1, e foi consequentemente eliminada da Champions pelos nerrazzuri, Pep ordenou que fosse escolhida uma outra hospedaria para os catalães.

Nas visitas que fez a Milão na temporada passada e há dois anos, ainda com Guardiola, o Barça ficou instalado em diferentes hotéis no centro da cidade, mas este ano Tata Martino colocou ponto final à superstição do ex-técnico do Barça e resolveu regressar ao Hotel Melia pela localização perto do estádio. Mais um exemplo do pulso firme do treinador argentino, que continua a impor o seu estilo no Barcelona.
Fàbregas, Xavi e Iniesta. Duas camisas para três

Outra das mudanças radicais de Tata Martino tem sido no meio de campo do Barça. O toque de bola continua, mas os lançamentos longos e chutes de fora da área que irritavam Guardiola também são permitidos. Para essa tarefa, ele conta com Neymar e Fàbregas para impor um estilo vertical. Com Guardiola e Vilanova, o jogador era apenas um substituto no meio de campo, e com o novo comandante ele se transformou em titular quase imprescindível. O jogo desta terça será a prova dos nove. O meia já deixou Iniesta e Xavi no banco de reservas outras vezes. No primeiro grande jogo da temporada, só há duas camisas para três craques, e a utilização do ex-Arsenal é a grande dúvida. A provável escalação conta com Váldes, Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Adriano; Busquets, Xavi (Fàbregas) e Iniesta; Neymar, Messi e Sánchez (Pedro) no ataque.

Do lado do Milan, a dúvida principal de Allegri é o regresso de Balotelli ao time titular. O treinador despistou na coletiva, dando a entender que esta poderia ser a tarde de Matri, mas Balo está recuperado da lesão na coxa direita, treinou normalmente e deverá ser titular ao lado de Robinho e Birsa no ataque. No meio de campo, o Milan conta com a volta de De Jong, que se juntará a Montolivo e Muntari. Na linha defensiva, estão confirmadas as presenças de Amelia, Abate, Mexes, Zapata e Constant.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir