Categoria Economia  Noticia Atualizada em 16-03-2014

Aliados acusam PT
Hoje o PT tem a maior bancada da C�mara, com 87 deputados
Aliados acusam PT
http://robertlobato.com.br/sao-luis-2012-pt-segue-dividido/

Por D�bora Bergamasco e Eduardo Bresciani
As derrotas impostas ao governo na C�mara durante a semana passada escancararam o descontentamento da base com a reforma ministerial e a pol�tica de libera��o de emendas do Pal�cio do Planalto. A rebeli�o, por�m, traz em sua ess�ncia o temor de que o PT fragmente os partidos aliados e cres�a nas elei��es de outubro justamente sobre eles, para obter hegemonia no Congresso.

Segundo l�deres de partidos aliados ouvidos pelo Estado, esse �, na verdade, o principal motivo da crise enfrentada por Dilma Rousseff na C�mara.

Os parlamentares que d�o sustenta��o � presidente acusam o PT de promover rompimentos em Estados-chave e buscar exclusividade na hora de faturar politicamente com a��es do governo. Tudo para conseguir eleger sua maior bancada da hist�ria na C�mara.

Ao mesmo tempo, os petistas incentivam cis�es internas nos partidos da base para provocar seu enfraquecimento. Por essa t�tica, o ideal para os petistas seria ter partidos com no m�ximo 60 deputados. Com isso, seu poder de fogo na hora das negocia��es cresceria significativamente.

Hoje o PT tem a maior bancada da C�mara, com 87 deputados. A expectativa dos dirigentes petistas � elevar esse n�mero para mais de 100 cadeiras.

A segunda maior bancada da C�mara � a do PMDB, principal aliado dos petistas no projeto eleitoral de Dilma e detentor da vaga de vice na chapa petista. Hoje h� 75 peemedebistas na C�mara. O partido, por�m, n�o tem perspectivas de aumento. Teme, inclusive, perder espa�o para o PT. Trata-se de uma previs�o compartilhada por outros partidos da base. Como a oposi��o j� foi reduzida de forma substancial nas elei��es de 2010 e sangrou ainda mais com o patroc�nio do governo � cria��o de novas legendas, como PSD e PROS, s� resta agora aos petistas crescer em cima dos pr�prios partidos aliados.

"O ponto principal � que querem crescer em cima da gente", diz o l�der do PTB, Jovair Arantes (GO). "H� um sentimento generalizado, que permeia todos os partidos, de que o PT trabalha ferozmente com um desejo at� program�tico de ter uma maioria folgada de deputados federais", afirma Moreira Mendes (RO), l�der do PSD. "Est�o crescendo �s custas do enfraquecimento da base. Todos apoiam o governo e se suicidam", diz Eduardo Cunha (RJ), l�der do PMDB e organizador do "bloc�o" que abriu guerra contra o Pal�cio do Planalto.
Comando. A redu��o do poder dos aliados daria a chance de o PT ocupar o comando da C�mara. A maior bancada tradicionalmente indica o presidente da Casa. Petistas e peemedebistas fecharam acordo de fazer um rod�zio no cargo. O PT n�o tem inten��o de renovar esse acordo para a pr�xima legislatura.

Nos bastidores, o atual vice-presidente da C�mara, Andr� Vargas (PT-PR), � dado como certo na disputa pelo posto. O PMDB garante que disputar� a continuidade em 2015, ainda que saia encolhido das urnas. Dois nomes s�o cotados: o atual presidente, Henrique Eduardo Alves (RN), e Eduardo Cunha.

A pretens�o peemedebista � um dos fatores que ajudam a explicar a forma��o do "bloc�o", o grupo de parlamentares da base aliada que decidiu atuar de forma independente do governo.
Palanque. O n�mero de deputados define o tempo de televis�o no hor�rio eleitoral gratuito e as cotas do Fundo Partid�rio destinados �s siglas, recursos p�blicos direcionados para sustentar as legendas. A briga entre PT e PMDB nos Estados tamb�m tem a ver com isso. As elei��es para governador influenciam diretamente o resultado das elei��es para deputado federal e estadual, pois os candidatos ao Executivo acabam puxando votos de legenda para os candidatos ao Legislativo.

Em 2010, o PT apoiou candidatos do PMDB em sete Estados (Goi�s, Maranh�o, Mato Grosso, Minas, Para�ba, Rio de Janeiro e Tocantins), que somam 29,57% do eleitorado brasileiro e 42 milh�es de votantes. Neste ano, o PT garante, por enquanto, apoio ao PMDB em tr�s Estados (Amazonas, Par� e Sergipe), que representam 6,17% do eleitorado e 19,7 milh�es de votantes.

Al�m do not�rio caso de rompimento no Rio, onde Lindbergh Farias (PT) est� em campanha aberta para enfrentar Luiz Fernando Pez�o (PMDB), vice de S�rgio Cabral (PMDB), o PT banca as candidaturas dos ex-ministros Fernando Pimentel em Minas e Gleisi Hoffmann no Paran�, Estados onde apoiou partidos aliados em 2010.

M�quinas. No que se refere ao faturamento pol�tico por causa dos programas federais, a principal queixa dos aliados se refere ao programa do Minist�rio do Desenvolvimento Agr�rio, nas m�os do PT, que doa m�quinas e equipamentos a prefeitos do interior. Os aliados afirmam que petistas procuram prefeitos de outros partidos para inclu�-los na a��o e faturam as entregas nas bases sem que os deputados aliados consigam capitalizar o resultado. "A gente n�o � chamado nem pra tirar foto em eventos e inaugura��es", afirma o petebista Jovair. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Aliados acusam PT de dividir base para obter hegemonia


Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/141590_ALIADOS+ACUSAM+PT+DE+DIVIDIR+BASE+PARA+OBTER+HEGEMONIA
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir