Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-04-2014

Afeganistão inicia eleição presidencial
Pleito é marcado por fortes medidas de segurança e a ameaça de rebeldes. Votação deste sábado (5) marca 1ª transição democrática de poder no país.
Afeganistão inicia eleição presidencial
Foto: g1.globo.com

Por volta das 23h30 desta sexta-feira (4) no horário de Brasília - 7h de sábado no horário local - foram abertas as seções eleitorais no Afeganistão para o primeiro turno da votação que vai eleger o sucessor do presidente Hamid Karzai. É a primeira transferência democrática de poder na tumultuada história do país.

Sob fortes medidas de segurança e a ameaça dos rebeldes talibãs, os primeiros eleitores enfrentaram a chuva em Cabul para depositar seu voto nas urnas da capital afegã, segundo informações da agência de notícias France Presse.

Os resultados preliminares do primeiro turno serão divulgados no dia 24 de abril. O eventual segundo turno está previsto para 28 de maio. A votação é considerada um teste sobre a estabilidade do Afeganistão e a solidez de suas instituições antes da retirada, até o fim do ano, das forças da Otan.

Entre os favoritos das eleições estão Zalmai Rasul, ex-ministro das Relações Exteriores, o economista Ashraf Ghani, e Abdullah Abdullah, líder da oposição que ficou em segundo lugar na votação de 2009.

De acordo com a AFP, o enviado especial da ONU em Cabul, Jan Kubis, avaliou que esta eleição foi "muito melhor preparada" do que a última, em 2009, uma votação caótica marcada por fraudes maciças que levaram à reeleição contestada de Karzai.

Kubis destacou ainda que a presença de uma "avalanche" de observadores afegãos é um elemento positivo para a credibilidade da eleição, apesar da redução do número de observadores internacionais devido à violência.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, considerou "crucial" que a eleição seja "crível, inclusiva e transparente". "Em apenas três dias, o povo afegão expressará seu voto nas eleições presidencial e provincial. Trata-se de um momento-chave para o Afeganistão", declarou.

O secretário-geral reafirmou o "compromisso" da Otan no Afeganistão, mas repetiu que se Cabul não assinar o acordo de segurança bilateral com os Estados Unidos, "não haverá missão" para suceder a Isaf, cujo mandato expira no fim do ano. A Otan continua a liderar a operação de treinamento das forças afegãs e continuará "a missão anti-terrorista" contra a Al-Qaeda.

Washington aguarda o sucessor do presidente afegão para assinar o acordo que prevê a manutenção de 10 mil soldados até o final de 2016 no Afeganistão.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir