Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2014

Iceberg maior do que Chicago deixa NASA em alerta
Bloco de gelo de 600 km2, um dos maiores da atualidade, coloca NASA em alerta
Iceberg maior do que Chicago deixa NASA em alerta

Um sat�lite da NASA est� a acompanhar o progresso de um iceberg de 660 quil�metros quadrados que se desprendeu de um glaciar da Ant�rtida e vai em dire��o ao mar aberto. Trata-se de um dos maiores blocos de gelo da atualidade, e tem uma �rea maior do que a cidade norte-americana de Chicago, refere a Sky News.

Al�m de uma �rea gigantesca, o iceberg possui pelo menos 500 metros de espessura. Conhecido como B31, o bloco de gelo descolou-se do glaciar de Pine Island, na Ant�rtida, em novembro de 2013. A NASA est� a monitorizar o trajeto do iceberg devido ao perigo que pode representar ao derreter e provocar um aumento do n�vel do mar.

Ainda que no oceano, o bloco de gelo n�o se encontra atualmente numa �rea com muitas rotas de embarca��es. Os cientistas est�o especialmente interessados no iceberg n�o apenas por causa do tamanho, mas tamb�m porque teve origem num lugar inesperado. A fenda no glaciar que criou o bloco gigante de gelo foi detetada pela primeira vez em 2011.

O glaciar de Pine Island tem sido estudado com muita aten��o nas �ltimas duas d�cadas porque tem ficado mais fino e tem-se derretido de forma muito r�pida. De acordo com os cientistas, pode dar uma contribui��o importante no aumento do n�vel dos oceanos.

O iceberg atravessou a ba�a de Pine Island, no Mar de Amundsen, e logo deve ser arrastado pelas fortes correntes marinhas do oceano Ant�rtico.

�Estamos a fazer pesquisas nas correntes locais para explicar melhor este deslocamento. � surpreendente observar que, em alguns momentos, quase n�o h� movimento; em outros, o iceberg move-se de forma muito r�pida�, afirma � Sky News o cientista Grant Bigg, da Universidade de Sheffield, em Inglaterra.

�Em alguns momentos, o bloco de gelo deve ter colidido com o fundo do mar, pois ia de um lado da ba�a para o outro�, acrescenta.

Fonte: tvi24.iol.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir