Categoria Economia  Noticia Atualizada em 16-05-2014

País tem força para cruzar "transição da economia mundial"
Alexandre Tombini voltou a falar que inflação está sob controle
País tem força para cruzar
(Foto: AP)

Cristiane Cardoso

O presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, declarou no discurso de encerramento do XVI Seminário Anual de Metas para a Inflação, na tarde desta sexta-feira (16), que acredita que a estrutura política monetária e econômica do Brasil tem capacidade para atravessar o que ele chamou de "processo de transição da economia mundial". Ele voltou a repetir que a inflação vem mantida sob controle.

"Gostaria de ressaltar que o Brasil possui um arcabouço na política monetária e financeira que foi testada na crise e pré-crise e mais recentemente no início do processo de organização de condições monetárias, em particular, os Estados Unidos. Trata-se ao meu ver de um arcabouço sólido para enfrentar agora o período da nova normalidade", declarou Tombini, que saiu sem falar com a imprensa.

"Nosso arcabouço é resiliente, foi testado em situações adversas e mostrou-se sólido e com flexibilidade suficiente. Por isso, temos tranquilidade para atravessar esse período de transição da economia mundial na sua nova normalidade, qualquer que seja a sua configuração", completou.

Regime de metas
De acordo com ele, a base dessa estrutura a que denominou "arcabouço" é o regime de metas da inflação, que é de 4,5%, com intervalo de tolerância de 2 pontos percentuais.

"O importante pilar desse nosso arcabouço é o regime de metas da inflação. Isso se deve à sua simplicidade. A inflação vem mantida sob controle a respeito de choques de todas as naturezas e dimensões. Possuímos sistema financeiro sólido, pouca dependência de recursos externos", afirmou.

O presidente do BC falou ainda que vê sinais de consolidação da recuperação da economia mundial e perspectivas de melhoras.

"A economia mundial ainda vive um processo de transição. A diferença agora é que há sinais, ainda que incidentes, de consolidação da recuperação e de melhores perspectivas nas principais economias avançadas, sugerindo que o fim desse período pode estar próximo", analisou.

Tombini discorreu uma análise dos mercados mundiais e afirmou que a área do euro dá "algum sinal de recuperação" e que "os países mais afetados pela crise estão realizando fortes reajustes". Ele acrescentou ainda que a economia japonesa passa por "otimismo", no entanto, que talvez seja a "mais complexa e desafiadora".

A respeito das economias emergentes, ele afirmou que "muitos países vem apresentando desaceleração". E disse ainda que a China vem apresentando "crescimento inferior, observada nos últimos anos".

Para Tombini, a maioria das economias da América Latina continua com boa perspectiva de crescimento.

País tem força para cruzar "transição da economia mundial", diz BC
Tombini voltou a afirmar que inflação no país vem mantida sob controle.
Presidente declarou que pilar "do nosso arcabouço" é o regime de metas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir