Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 13-06-2014

Fifa reconhece problemas na Arena Corinthians e promete melhorias
Entidade admite dificuldades com eletricidade, alimentos, acesso e comunicação, mas garante que operação para Inglaterra x Uruguai será melhor
Fifa reconhece problemas na Arena Corinthians e promete melhorias
Foto: globoesporte.globo.com

A Fifa não se esquivou dos problemas na operação do jogo de abertura da Copa do Mundo, na Arena Corinthians, em São Paulo. A entidade admitiu que problemas com eletricidade, orientação a torcedores, fornecimento de comida e bebida e comunicação, mas assegurou que a operação será bem melhor no próximo compromisso no estádio, na quinta-feira, na partida entre Uruguai e Inglaterra, pelo Grupo D. Antes da abertura, a arena não foi testada com sua lotação máxima por conta do atraso nas obras.

O diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, reconheceu os problemas. Falou sobre a verificação de identidade dos torcedores, as falhas na eletricidade, e a orientação para cerca de 100 torcedores que tiveram os assentos trocados por questões de segurança.

- Não verificaram a identidade de quem estava entrando. Não é possível checar 100% das pessoas. Vamos nos concentrar nos ingressos com desconto para ver se quem tinha desconto teria direito a ele. No ingresso de estudante com uma pessoa de 50 anos, temos que verificar. Houve 100 pessoas que chegaram ao estádio e deveríamos tê-los guiado aos assentos. Essas pessoas foram realocadas e ninguém ficou sem assistir ao jogo. Tivemos de anular cerca de 100 assentos por diversos motivos, como segurança, visão do campo, colocação de câmeras. Mas todos assistiram ao jogo. Tivemos cerca de 120 pessoas que tinham ingressos e não apareceram também - explicou Weil.

O cartola esclareceu ainda quais foram os problemas em relação à eletricidade, alimentos e comunicação. Os refletores sofreram com problemas e alguns deles se apagaram. Muitos torcedores reclamaram da pouca oferta de produtos para alimentação.

É verdade que em relação aos alimentos tivemos problemas, mas, num jogo desse porte, o primeiro na arena, é normal. Se pudéssemos ter feito alguma partida de testes, ainda assim a casa não teria ficado cheia. Tivemos problemas de eletricidade, por isso não pudemos abrir algumas lojas de produtos. São questões da operação, quando se enfrenta um jogo com capacidade máxima. Na tribuna da imprensa sabemos que houve problema de conexão até 15h. É verdade que houve oscilações, mas foi solucionado. Tudo isso é um aprendizado. Pedimos desculpas.

O diretor de comunicação do Comitê Organizador Local (COL) fez um balanço positivo do primeiro jogo na Arena Corinthians:

- A avaliação da operação foi muito positiva, sabíamos que teríamos um desafio com os poucos testes que foram realizados, nunca nessa capacidade, tivemos alguns problemas, como controle de acesso, e certamente em uma semana, para o jogo entre Inglaterra e Uruguai, teremos uma operação bem melhor.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir