Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-08-2014

Doações de sangue têm queda de 12% em agosto
Números estão baixos desde junho, em função da Copa do Mundo. Ideal seria a associação receber ao menos 100 doadores por dia.
Doações de sangue têm queda de 12% em agosto
Foto: g1.globo.com

Em função da Copa do Mundo realizada no Brasil, as doações de sangue caíram cerca de 15% entre junho e julho em Sorocaba (SP). Os números continuam abaixo do esperado neste mês de agosto, com queda de 12% na Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) da cidade.
O ideal, explica o gerente médico da unidade, Frederico Guimarães, seria receber 100 doadores por dia, mas a média tem sido de 88. Se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, os hemocentros teriam hemocomponentes suficientes para atender toda a população. Cada doação pode ser utilizada por, no mínimo, três pessoas.
O sangue doado não é direcionado a pessoas específicas: ninguém sabe para quem será destinada a coleta. Este material passa por testes imunohematológicos e sorológicos para garantir a segurança transfusional. A transfusão de sangue é fundamental para pacientes com grande perda sanguínea, aos que sofrem de doenças hematológicas ou doentes transplantados e pessoas que necessitam de sangue continuamente para sobreviver.
Quem pode doar
Para doar sangue é preciso pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira coleta deve ter sido feita antes dos 60. Na hora do ato, o candidato precisa estar alimentado, mas sem ter ingerido refeições pesadas e gordurosas, e levar um documento oficial de identidade com foto, como RG, carteira profissional ou carteira de habilitação.

É importante lembrar que os interessados em doar não podem ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue, isto é, usuários de drogas injetáveis e inalatórias, praticantes de sexo não seguro e com vários parceiros sexuais ou parceiros sexuais de portadores de aids e hepatite.
O doador menor de 18 anos, quando estiver acompanhado de um responsável, deve levar uma cópia do documento de identidade de ambos e preencher uma autorização no momento da coleta. Se estiver desacompanhado, precisa levar cópias dos documentos de identidade e o mesmo documento de autorização para doação assinado e com firma reconhecida em cartório.
O Colsan Sorocaba fica na rua Comendador Pereira Inácio, 564. Funciona de segunda-feira a sábado, exceto feriados, das 7h30 às 12h30. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3224-2930 ou 3332-9461.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir