Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-10-2014

Quase 300 toneladas de lixo são retiradas de canais
Esse é o balanço de todas as limpezas já feitas, desde janeiro de 2013. Iniciativa contribui no escoamento da água da chuva.
Quase 300 toneladas de lixo são retiradas de canais
Foto: g1.globo.com

Cerca de 300 toneladas de lixo já foram retiradas dos canais de Vila Velha, na Grande Vitória, desde o início do processo de limpeza, em janeiro de 2013. A informação é da Secretaria de Serviços Urbanos do município, que informou que na quinta-feira (2) entrará em ação o 11º ciclo do projeto, abrangendo os canais Marinho, Alecrim, Terra Vermelha e Guaranhuns.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos Ricardo Barroso, a constante limpeza dos canais é essencial para os escoamentos das águas, além de evitar a proliferação de mosquitos. Porém, segundo ele, também cabe à população colaborar com a iniciativa.

"No início do nosso trabalho, em 2013, encontrávamos muitos móveis, lixo doméstico e entulhos descartados nos canais. Implantamos o Cata-Móveis e intensificamos as fiscalizações e, atualmente, esse tipo de crime ambiental diminuiu muito. A população está mais consciente e ajudando a prefeitura a manter a cidade limpa", disse.

Os serviços são realizados por uma equipe de 40 funcionários, que em um barco munidos de enxadas, rastelos e roçadeiras, limpam os 45 quilômetros de canais abertos que cortam a cidade. A limpeza tem por objetivo retirar matos e plantas aquáticas do leito de córregos e rios das bacias hidrográficas do município, facilitando assim o escoamento da água da chuva. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, os próximos canais a receberem a limpeza serão os da Costa e o de Cobilândia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir