Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-10-2014

Alunos de faculdade dos EUA elegem ex-condenado à morte
Mumia Abu-Jamal foi acusado de matar policial e teve sentença revertida. Ele sempre alegou inocência e virou exemplo da luta contra pena de morte.
Alunos de faculdade dos EUA elegem ex-condenado à morte
Foto: g1.globo.com

Os estudantes do Goddard College, uma faculdade de Plainfield, no estado de Vermont, nos Estados Unidos, escolheram o ex-ativista do grupo Panteras Negras, Mumia Abu-Jamal, como orador da turma na cerimônia de formatura que será realizada neste domingo (5).

Abu-Jamal chegou a ser condenado à pena de morte sob a acusação de ter matado um policial em com cinco tiros em 1981, em um julgamento cheio de polêmicas e controvérsias, mas teve a pena revertida em prisão perpétua em 2011 após uma longa batalha de mais de 30 anos na Justiça. Abu-Jamal se formou em artes na faculdade.

Ele fará um discurso gravado na penitenciária Mahanoy State, onde ele está detido, para ser exibido durante a formatura junto com um documentário sobre a sua vida.

Em nota, a escola disse que a escolha de Abu-Jamal pelos formandos reflete "neste grupo de novos alunos a liberdade de pensar e envolver-se radicalmente e criticamente em um mundo que muitas vezes cria barreiras para se fazer exatamente isso".

Abu-Jamal, hoje com 60 anos, condenado à morte pelo assassinato em 1981 de um policial branco, Daniel Faulkner. O oficial estaria espancando o irmão de Abu-Jamal quando o ativista interveio. Outro irmão também entrou na ação. Houve gritos e disparos, e os policiais encontraram Daniel morto e Abu-Jamal ferido. A arma do ex-ativista nunca foi examinada para balística.

Abu-Jamal sempre negou ter cometido o crime. Seu caso é considerado exemplar por grupos que defendem o fim da pena de morte nos Estados Unidos.

Desde que foi condenado, Abu Jamal se transformou em uma figura mais conhecida no exterior do que nos Estados Unidos como símbolo de "preso político" e publicou vários livros desde a prisão na qual está, perto de Waynesburg, na Pensilvânia, sendo o mais famoso o "Ao vivo do corredor da morte", de 1995. Ele também criou um programa de rádio comunitária na cadeia.

Os Panteras Negras são um grupo militante contra o racismo criado em 1966 em Oakland, Califórnia, para potenciar o poder negro nos Estados Unidos e o orgulho racial.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir