Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-10-2014

Professores invadem prefeitura de Acapulco
100 professores exigem informa��es sobre o sumi�o de 43 estudantes. Governador de Guerrero, �ngel Aguirre, pediu o afastamento.
Professores invadem prefeitura de Acapulco
Foto: g1.globo.com

Ao menos 100 professores de Guerrero, um violento estado do sul do M�xico, invadiram nesta quinta-feira (23) a prefeitura da cidade tur�stica de Acapulco para exigir das autoridades informa��es sobre os 43 estudantes desaparecidos h� um m�s.

"Estamos exigindo a apresenta��o, com vida, das 43 v�timas de desaparecimento for�ado dos nossos companheiros neste que foi um crime de Estado", disse Walter A�orve, porta-voz da Coordena��o de Trabalhadores da Educa��o de Guerrero (CETEG).

"Parece que est�o retardando este processo (...) quando h� fam�lias que se encontram desesperadas" desde a noite de 26 de setembro, quando os estudantes do magist�rio desapareceram ap�s um ataque de policiais e pistoleiros do narcotr�fico em Iguala", afirma Guerrero.

Na noite desta quinta, o governador de Guerrero, �ngel Aguirre, pediu o afastamento definitivo do cargo sob o argumento de que quer favorecer as investiga��es. "Decidi pedir licen�a (definitiva) ao honor�vel Congresso do Estado", informou Aguirre, cuja ren�ncia era exigida por familiares e amigos dos estudantes desaparecidos.

Aguirre, do Partido da Revolu��o Democr�tica, disse que sua decis�o visa a "favorecer um clima pol�tico que concentre a aten��o na solu��o destas prioridades", em refer�ncia � busca dos 43 estudantes.

Na quarta (22), a Procuradoria Geral mexicana acusou o prefeito de Iguala, Jos� Luis Abarca, que est� foragido, de ter ordenado o ataque a tiros por parte da pol�cia municipal contra dezenas de estudantes na noite de 26 de setembro, exatamente antes do desaparecimento dos jovens.

No mesmo dia, manifestantes atearam fogo ao pr�dio da prefeitura de Iguala, durante outro protesto pelo desaparecimento dos jovens.

Alguns dos milhares de professores e estudantes presentes no ato invadiram a prefeitura, que estava vazia, e puseram fogo no im�vel.

Na Cidade do M�xico, mais de 45 mil pessoas - carregando tochas e velas - protestaram na noite de quarta para exigir informa��es sobre o paradeiro dos 43 estudantes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir