Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-11-2014

Cientistas comemoram resultados de vacina contra obola
A primeira fase de teses de vacina experimental nos Estados Unidos foi bastante positiva, aumentando as expectativas dos pesquisadores. Mas ainda ir� levar tempo para que a vacina possa ser aplicada.
Cientistas comemoram resultados de vacina contra obola
Foto: opovo

Pesquisadores americanos afirmaram estar mais pr�ximos de desenvolver uma vacina contra o v�rus do ebola. A primeira fase de testes da nova vacina experimental apresentou resultados promissores, mas ainda ir� levar meses at� que a vacina possa ser utilizada, disseram cientistas dos Institutos Nacionais de Sa�de (NHI) dos EUA.


Na primeira fase de testes, todos os 20 indiv�duos adultos que receberam uma dose menor ou maior da vacina desenvolveram os anticorpos necess�rios para combater o ebola, informou o NHI, que conduziu os estudos. Os resultados foram publicados nesta quarta-feira (26/11) no New England Journal of Medicine.


Atualmente, empresas farmac�uticas e ag�ncias de sa�de tentam acelerar o processo de desenvolvimento de medicamentos e vacinas que possam contribuir no combate ao v�rus.


"A escala sem precedentes do atual surto de ebola na �frica Ocidental intensificou os esfor�os para desenvolver vacinas seguras e eficazes", afirmou Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Doen�as Al�rgicas e Infecciosas (NIAID) dos EUA, que desenvolve a vacina junto � empresa farmac�utica GlaxoSmithKline.


Fauci acrescentou que as vacinas em desenvolvimento poder�o contribuir para p�r fim � epidemia e "ser�o, sem d�vida, de fundamental import�ncia para prevenir novos surtos".


Esfor�os intensificados

De acordo com o NHI, os dez volunt�rios que receberam uma dose mais forte da vacina desenvolveram uma quantidade maior de anticorpos. Sete destes indiv�duos, al�m de dois outros do grupo que recebeu dosagem mais baixa, desenvolveram as c�lulas de imunidade chamadas de T CD8, que s�o parte importante do sistema de defesa do organismo contra doen�as.


"Sabemos de estudos anteriores em primatas que as c�lulas T CD8 exerceram papel crucial na prote��o destes animais" que haviam sido vacinados e, posteriormente, expostos ao v�rus, explicou a principal pesquisadora dos testes, Julie Ledgerwood.


"Com base nesses resultados positivos dos primeiros testes em humanos, prosseguiremos o nosso plano acelerado para realizar exames mais amplos com vista a determinar se a vacina � de fato eficaz para prevenir a infec��o pelo v�rus ebola", explicou o diretor do NIAID, Anthony Fauci.


Testes em larga escala apenas em 2015

No entanto, ainda falta muito para que a vacina possa ser aplicada. O NHI confirmou que o NIAID est� em "conversa��es ativas com as autoridades da Lib�ria e outros parceiros quanto � pr�xima etapa de testes da vacina na �frica Ocidental", mas os testes em larga escala n�o dever�o ser anunciados at� o in�cio do pr�ximo ano.


N�o h� ainda tratamento licenciado ou vacina contra o v�rus transmitido por fluidos corporais, que na atual epidemia, � fatal para as v�timas em 70% dos casos.


Na �ltima quinta-feira, a Organiza��o Mundial de Sa�de (OMS) anunciou que o total de mortes de pacientes infectados pelo v�rus havia aumentado para 5.689 de um total de 15.935 casos, quase todos na �frica Ocidental.


A OMS acredita que o n�mero de v�timas fatais seja provavelmente maior, em raz�o das dificuldades de coletar dados mais abrangentes. A epidemia mostrou sinais de desacelera��o na Lib�ria e na Guin�, mas as infec��es continuam em boa parte do territ�rio de Serra Leoa.

Fonte: opovo
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir