Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-11-2014

Veja dicas para evitar problemas e armadilhas durante a Blac
5� edi��o no pa�s acontece nesta sexta (28) e busca resgatar credibilidade. Falta de estoque e maquiagem de pre�o costumam liderar queixas.
Veja dicas para evitar problemas e armadilhas durante a Blac
Foto: g1.globo.com

A quinta edi��o da Black Friday Brasil � evento que promete grandes descontos nas compras no com�rcio, sobretudo pela internet � acontece nesta sexta-feira (28) com o desafio de resgatar a credibilidade do dia de liquida��es no varejo que teve a imagem arranhada nas edi��es anteriores por problemas e falsos descontos.


Para combater a maquiagem de pre�os e o clima de desconfian�a que levou a data a ser apelidada nas redes sociais de "Black Fraude", a C�mara Brasileira de Com�rcio Eletr�nico (Camara-e.net) lan�ou no ano passado um selo de qualidade para dar credibilidade �s promo��es realizadas durante o evento, o selo "Black Friday Legal".


As empresas que se cadastraram no programa aderiram a um c�digo de �tica, comprometendo-se, entre outras pr�ticas desej�veis pelos consumidores, a n�o maquiar pre�os. Se descumprirem a regra, n�o receber�o o selo no ano seguinte.


Neste ano, mais de 500 lojas exibir�o o selo, n�mero mais de tr�z vezes acima das 123 varejistas credenciadas em 2013. A alta procura surpreendeu, j� que a entidade esperava um aumento de 20% a 25% nas inscri��es.


Outro fator para o otimismo � que neste ano a Black Friday coincide com o pagamento da primeira parcela do 13� sal�rio, o que poder� estimular a antecipa��o de compras de Natal. Importado dos Estados Unidos, o evento de descontos no varejo � "celebrado" sempre um dia ap�s ao feriado de A��es de Gra�as dos norte-americanos, geralmente entre a pen�ltima e �ltima sexta-feira de novembro.


Para tentar evitar que os problemas das �ltimas edi��es voltem a se repetir, o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e a Funda��o Procon-SP elaboraram uma s�rie de recomenda��es �s empresas participantes como a disponibiliza��o de canais de atendimento de f�cil acesso 24 horas para que o consumidor esclare�a suas d�vidas, al�m de refor�o na infraestrutura para melhor estabilidade dos sites mesmo com grande volume de acessos.


DICAS E RECOMENDA��ES

Veja a seguir as principais dicas e recomenda��es de especialistas e associa��es de defesa do consumidor para se evitar problemas e armadilhas durante a Black Friday:
N�o caia em roubada


- Verifique os pre�os cobrados antes do dia da liquida��o. Sites especializados em buscas como o Baixou e o Buscap� permitem verificar o hist�rico de pre�os de um produto.


Reputa��o da loja

- Escolha uma loja na qual voc� j� tenha comprado ou que tenha boas refer�ncias. Certifique-se tamb�m se se s�o informados dados como endere�o, telefone, e-mail, CNPJ, pol�ticas de privacidade e troca e devolu��o de produtos.


Selo de qualidade

Os organizadores lan�aram um selo para indicar as lojas que se comprometeram a boas pr�ticas como n�o maquiar pre�os. Veja a lista de sites participantes na p�gina camara-e.net/blackfriday/


Sites n�o confi�veis

- O Procon-SP mant�m uma lista com mais de 400 sites que devem ser evitados para compras, devido ao hist�rico de reclama��es e ao fato de n�o terem sido localizados para solucionar as queixas de consumidores.


N�o compre gato por lebre


- A Serasa disponibilizar� durante a Black Friday um servi�o gratuito de consulta da situa��o do CNPJ das empresas. A ferramenta Voc�Consulta Empresas informa raz�o social, ocorr�ncia de protestos, cheques sem fundo, a��es judiciais, endere�o, fal�ncias e a exist�ncia legal da companhia.


Evite clicar em an�ncios que chegam por e-mail

- Oportunistas aproveitam a data para enviar e-mails falsos com nome de marcas famosas. O mais seguro � sempre digitar o endere�o da loja para procurar o produto desejado.
Fuja dos falsos descontos


- Desconfie de descontos muito espetaculares. Segundo os especialistas, os descontos reais dificilmente devem passar de 30%.
Cuidado com a maquiagem de pre�o


- Nas �ltimas edi��es foram registrados casos em lojas aumentam o pre�o dias antes da Black Friday para oferecer descontos irreais, a chamada "metade do dobro". Pesquisa do Programa de Administra��o de Varejo (Provar) identificou alta em 21,4% dos produtos analisados na liquida��o do ano pasado. Maquiagem de pre�os pode ser considerada publicidade enganosa e os estabelecimentos podem ser multados pela pr�tica.


Documente os passos da compra

Devido ao grande n�mero de acessos �s lojas virtuais, a queda do sistema foi uma das reclama��es mais comuns nas edi��es passadas. Para prevenir-se, a recomenda��o � documentar todos os passos da compra e dar um "printscreen" das telas do computador, inclusive se o site sair do ar, para ter provas de que o pedido foi realizado.


Seja r�pido na hora da compra

Como os estoques dos produtos costumam ser limitados, recomenda-se que as compras sejam feitas rapidamente, sem adiamentos.
Colocar produto no carrinho n�o garante compra


As empresas alertas que o fato de colocar o produto no carrinho de compras virtual n�o significa que ele esteja garantido, ou seja, a reserva somente ser� feita mediante o preenchimento dos dados de pagamento para a gera��o do pedido.
Boleto ou cr�dito?


Usar cart�o de cr�ditofacilita o cancelamento do pagamento. Mas como as ofertas devem ser menores que as anunciadas nas edi��es anteriores, o pagamento � vista, com o uso de boletos banc�rios, pode garantir descontos adicionais de at� 10%.
Verifique o prazo de entrega


Durante promo��es, os prazos podem ser maiores. A empresa � obrigada a informar, entretanto, o tempo de espera dos produto.


Troca de produtos com defeito

- O C�digo de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclama��es sobre problemas ou defeitos, no caso de produtos n�o dur�veis, e de 90 dias para bens dur�veis. O consumidor poder� escolher entre tr�s op��es: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condi��es de uso, a devolu��o integral da quantia paga, devidamente atualizada, ou ainda o abatimento proporcional do pre�o. Vale lembrar que produtos importados adquiridos no Brasil seguem as mesmas regras dos nacionais.


Para quem reclamar

- Os Procons s�o os respons�veis pela fiscaliza��o e aplica��o de multas. O Procon de S�o Paulo ter� um plant�o 24h para o atendimento das reclama��es durante a Black Friday. Em S�o Paulo, os consumidores poder�o registrar as reclama��es pelo telefone 151 (somente para a cidade de S�o Paulo), pelo site (clique aqui para acessar) e pelas redes sociais atrav�s da hashtag #BlackFridaynamiradoProconSP. A entidade afirma que a intermedia��o com as empresas para tentar solucionar os problemas relatados ser� em tempo real.
No Rio de Janeiro, as reclama��es podem ser feitas pelo site do Procon estadual (clique aqui para acessar) e no municipal.


Empresas mais reclamadas

- O site Reclame Aqui tamb�m recebe reclama��es e promete elaborar um ranking em tempo real das empresas participantes. No ano passado, a p�gina recebeu 8,5 mil reclama��es por causa da Black Friday, 6,2% a mais do que em 2012. Os principais motivos foram: falta de estoque dos produtos (46%), maquiagem de pre�o (2%) e lentid�o e dificuldade para acessar os sites das empresas.


Direitos do consumidor

� obriga��o do lojista garantir o que foi prometido no site. Portanto, se o produto for ofertado e faltar, a entrega deve ser garantida pelo C�digo de Defesa do Consumidor (CDC).
O consumidor tem o prazo legal de sete dias para se arrepender da compra e pedir a devolu��o, caso n�o goste do produto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir