Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2015

"Obesidade matou meu filho", lamenta mãe de adolescente
Viciado em junk food, adolescente passava o dia jogando jogos de computador e foi encontrado morto pela mãe

Foto: noticias.terra.com.br

O Britânico Shaun Appleby morreu no dia 26 de fevereiro, devido à síndrome da morte súbita de adultos. O detalhe é que Shaun tinha apenas 18 anos. Segundo a mãe do adolescente, Satish, ele estava acima do peso, era viciado em junk food e passava até 12 horas por dia jogando no computador. Os médicos disseram a Satish que a obesidade de Shaun foi um dos fatores que contribuíram para sua morte.

"Fui acordá-lo (no quarto dele) e ele estava frio, morto", disse Satish em entrevista à BBC. "Ele estava com excesso de peso, não (estava) obeso, na minha opinião. Ele estava com 92 quilos, um metro e 87 centímetros. Mas o médico disse que o dano já tinha sido feito quando ele estava com 14, 15 anos".

Segundo a mãe de Shaun, o filho tinha até emagrecido um pouco antes de morrer: mais de doze quilos.

Satish afirma que fez parte da vida do filho apenas nos últimos quatro anos, antes ele morava com o pai. "Shaun era a minha vida nos últimos quatro anos: nós trabalhávamos juntos, ele ia nadar uma vez por semana e este era o único exercício que ele fazia".

"Ele ficou muito animado com computadores (e o jogo) Minecraft, ele tinha amigos australianos e americanos", acrescentou. O problema, para a mãe do jovem, é que esta era a única vida que Shaun tinha: comer demais e ficar trancado no quarto, no computador. Quando ele começou a fazer mudanças, sua saúde mudou. "Quando a vida dele começou a mudar, ele perdeu peso, ia encontrar uma namorada, fazia a barba. Foi neste momento em que ele morreu e isso foi muito chocante para mim", afirmou Satish.

Controle

Para a mãe do jovem, a morte de Shaun poderia ter sido evitada. "Se ele tivesse sido controlado quando era mais jovem, ele não teria morrido", afirmou.

Satish disse que deveria ter mandado o filho para um acampamento especializado, com treinamento pesado e disciplina, quando ele ainda tinha dez anos, mas ela afirma que ainda "não fazia parte da vida dele, ele vivia com o pai".

Quando eles finalmente começaram a viver juntos, a relação teve um começo "difícil". "Ele era um pouco violento comigo, me empurrava", admitiu Satish.

Até que eles chegaram a um acordo: como Satish era fumante, o filho propôs que ela parasse de fumar e então ele pararia de comer junk food. Ela conseguiu parar de fumar, mas o filho não conseguiu desistir do próprio vício, apesar da mudança de atitude da mãe. "Eu controlava (o consumo de) junk food. Fiquei muito mais severa, eu racionava a comida dele", afirmou.

Satish disse que é preciso haver o controle da alimentação dos filhos desde muito cedo e também é preciso prestar atenção aos problemas dos filhos. "Ele sofria bullying na escola, ele se escondia atrás do computador", afirmou.

A mãe do adolescente ainda está muito abalada com a morte de Shaun. "Não quero que meu pior inimigo passe pelo que passei, eu só queria acordá-lo quando ele já estava morto e frio. Até agora eu tremo quando lembro", disse Satish.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir