Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2015

Cerca de 2.000 imigrantes resgatados em dois dias pela Indon
Quase 2.000 imigrantes, procedentes de Mianmar e Bangladesh, foram resgatados nos últimos dois dias nas costas da Indonésia e da Malásia, anunciaram as autoridades, advertindo para a possibilidade de ainda poderem estar em alto-mar milhares de pessoas.
Cerca de 2.000 imigrantes resgatados em dois dias pela Indon
Foto: diariodigital.sapo.pt

Um total de 1.400 pessoas foram resgatadas nesta segunda-feira, um dia depois da operação que salvou 600 imigrantes numa embarcação de madeira na costa da província de Aceh, na Indonésia..
Mais de 1.000 imigrantes provenientes do Bangladesh e Mianmar chegaram hoje às costas da Malásia, muitas dos quais chegaram à costa a nado, depois de terem sido abandonados por traficantes de seres humanos na ilha de Langkawi, anunciou a polícia.
«Acreditamos que eram três embarcações com 1.018 imigrantes a bordo», disse o subcomissário de polícia de Langkawi, Jamil Ahmed, admitindo a possibilidade da presença de mais imigrantes noutros pontos da ilha.
Um barco foi confiscado, mas os outros dois conseguiram fugir, segundo Ahmed.
O coordenador do resgate, Budiawan, disse que a sua equipa localizou esta manhã outra embarcação com mais de 400 imigrantes rohingyas de Mianmar e bengaleses, à deriva na costa de Aceh.
Entre as pessoas resgatadas estavam 92 crianças, acrescentou.
Os barcos, que têm como destino mais frequente a Tailândia, foram aparentemente desviados para os países vizinhos depois de o governo tailandês adoptar medidas contra os traficantes de migrantes, após a descoberta de dezenas de valas comuns em «campos de escravos» no sul do país.
As autoridades de Mianmar consideram os rohingyas, uma minoria muçulmana de quase de 800.000 pessoas, imigrantes ilegais procedentes da vizinha Bangladesh.
Nos últimos anos, a violência sectária obrigou milhares de rohingyas a fugir para salvar a vida.
Os rohingyas, considerados pela ONU uma das minorias mais perseguidas do mundo, tentam chegar à Malásia, de maioria muçulmana, passando pelo sul da Tailândia ou pelo mar de Andaman, com a ajuda de traficantes.
Na Indonésia, pescadores ajudam as equipas de resgate em Aceh, noroeste do país.
Quase mil imigrantes estão em abrigos e casas particulares da região, onde recebem atendimento médico e refeições, segundo Budiawan.
As autoridades elevaram o número de pessoas resgatadas no domingo em Aceh de 469 para 573.
Chris Lewa, do Projecto Arakan, um grupo de defesa dos direitos dos rohingya, acredita que milhares de imigrantes estão bloqueados no mar depois da repressão do tráfico na Tailândia e Malásia nos últimos meses.

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir