Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-05-2015

Finalmente descobriram como tirar o seu reflexo de fotos
Quantas vezes voc� n�o perdeu uma �tima foto porque uma janela entre voc� e o objeto fotografado refletiu o seu rosto?
Finalmente descobriram como tirar o seu reflexo de fotos
Foto: boainformacao.com

At� agora n�o existia uma maneira f�cil de retirar o incidente na edi��o, mas pesquisadores no MIT, liderados por YiChang Shih, desenvolveram um algoritmo que pode automaticamente extrair e remover reflexos de uma imagem.

Tem um probleminha, no entanto. O algoritmo de Shih, desenvolvido enquanto ele completava seu PhD em ci�ncias da computa��o no MIT, depende de que a janela produzindo o reflexo tenha duplo revestimento ou seja muito, muito grossa. E por que isso � importante? Uma janela de duplo revestimento acaba produzindo dois reflexos deslocados que o algoritmo de Shih usa para descobrir quais partes da imagem s�o reflexos indesejados, e, subsequentemente, aplicar corre��es para remov�-las. A t�cnica funciona melhor em janelas grossas por causa da dist�ncia entre a superf�cie interna e externa do vidro, que produz dois reflexos desalinhados.

� claro que o algoritmo faz muito mais do que apenas buscar por dois reflexos. Ela tamb�m depende de uma t�cnica co-desenvolvida por Daniel Zoran e Yair Weiss, que decomp�e uma imagem digital em pequeninos blocos de 8�8 pixels que ajudam a localizar quais peda�os s�o parte do reflexo.

A aplica��o �bvia deste novo software de processamento de imagens � permitir que c�meras digitais eliminem de forma autom�tica o reflexo de uma foto feita em frente a uma janela, ou dar a programas de edi��o de imagens, como o Photoshop, mais uma poderosa ferramenta para melhorar fotografias. Mas tamb�m j� existem planos para aplica��es de vis�o artificial que permitem que rob�s olhem por janelas sem confundirem os reflexos com o que est� do lado de fora.

Fonte: boainformacao.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir