Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 01-04-2006

Agricultura Familiar
José Mauro compareceu à sessão ordinária da Câmara, dia 22/03, para explicar detalhes sobre o arrendamento de 600 hectares pela PMI
Agricultura Familiar
Maratimba.com

Atendendo ao convite do vereador Jean Claude, o secretário de Agricultura de Itapemirim, José Mauro Salles, compareceu à sessão ordinária da Câmara, dia 22 de março, para explicar detalhes sobre o arrendamento de 600 hectares pela PMI, para implantação de um projeto de agricultura familiar.

O vereador quis saber o por que até hoje, depois de praticamente um ano pagando o arrendamento, o projeto ainda não foi colocado em prática.

O secretário explicou que o motivo era de ordem estritamente técnica por conta das instituições financeiras, que até o momento não liberaram o empréstimo para aquisição dos equipamentos de irrigação.

José Mauro, que por mais de uma hora usou a tribuna da Câmara, reafirmou que mesmo com o atraso, tem a convicção de que o projeto será altamente viável em vários aspectos, citando a abertura, no primeiro momento, de 200 vagas de emprego na cidade, gerando renda e movimentando a circulação de dinheiro.

Pelo projeto, cerca de 60 famílias estarão sendo incluídas na atividade – "Iremos diversificar a produção agrícola em nossa cidade. Estamos conveniados com os técnicos da Incaper que darão orientação e assistência aos produtores. Também cuidaremos da comercialização dos produtos, garantindo dessa forma sua viabilidade econômica", assegurou.

Ainda, de acordo com o secretário, todas as famílias inscritas no projeto foram indicadas pelos Agentes Comunitários, excluindo dessa forma indicações políticas – "As indicações observaram o quesito de que as famílias tivessem alguma identificação com as práticas agrícolas e que estivessem convivendo com o desemprego, com baixa renda".

O secretário também explicou que o projeto prevê o plantio de produtos que tenham um ciclo produtivo variando entre 45 a 80 dias, o que garantirá a renovação da área plantada por mais de três vezes ao ano. Ele informou que outras atividades serão agregadas em breve, citando a piscicultura de rede – "Estamos nos reunindo e avaliando as áreas que serão colocadas para esta modalidade. Acreditamos que esta também será uma nova fonte de renda para os produtores de nossa cidade", revelou.

José Mauro finalizou sua fala dizendo que espera, para os próximo dias, a liberação dos recursos por parte dos bancos –"O superintendente do Banco do Brasil esteve conosco e nos garantiu que irá liberar os recursos já nos próximos dias. Sem a irrigação, não há como fazer o projeto dar certo", finalizou.

A Prefeitura de Itapemirim arrendou o terreno de 600 hectares há 1 ano para a implantação do projeto. Já foram gastos com o arrendamento R$ 36 mil (trinta e seis mil reais), mais a preparação do solo e o custeio do assessoramento técnico. Todas as famílias inscritas no projeto tiveram que regularizar seus dados cadastrais, apresentando certidão negativa junto ao SPC, como forma de estarem aptas a receberem o empréstimo para a aquisição das bombas de irrigação.

A expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura é a de que, assim que for implantado e começar a dar os primeiros resultados, novas áreas serão adquiridas por arrendamento para a inclusão de novas famílias. De acordo com a Secretaria, quando estiver totalmente implantado, o projeto poderá gerar cerca de 2 mil empregos diretos no município.



    Fonte: http://www.ojornalonline.com.br/
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir