Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-07-2013

Pesquisa CNI/Ibope aponta que 91% dos entrevistados consideram impostos altos
Al�m disso, as pessoas ouvidas t�m a percep��o que a maior parte dos tributos v�o para o governo federal.
Pesquisa CNI/Ibope aponta que 91% dos entrevistados consideram impostos altos
Foto: www.folhapaulistana.com.br

A pesquisa de opini�o encomendada pela Confedera��o Nacional da Ind�stria (CNI) ao Ibope aponta que 91% das pessoas entrevistadas consideram a carga tribut�ria brasileira alta demais. Outro dado apresentado, hoje (25), pela CNI, mostra que 53% dos entrevistados acreditam que maior parte dos recursos arrecadados v�o para o governo federal. Al�m disso, as pessoas ouvidas t�m a percep��o que a maior parte dos tributos v�o para o governo federal.

A pesquisa CNI/Ibope mostra, tamb�m, que 51% dos entrevistados acreditam que os estados e munic�pios n�o t�m recursos para proverem os servi�os p�blicos principais. No entanto, as pessoas ouvidas apontaram que em dois estados h� recursos suficientes para investimentos p�blicos. Segundo os dados consolidados, o Rio de Janeiro foi apontado por 60% dos entrevistados e Goi�s, por 51%. Os dados mostram que esses foram os dois estados com a menor taxa de avalia��o dos governos como bom ou �timo, com 12% e 21%, respectivamente. Rio de Janeiro e Goi�s tamb�m foram avaliados com os piores �ndices de confian�a nos governadores, 25% dos fluminenses dizendo que confiam e 29% dos goianos com a mesma opini�o.

Na avalia��o das prefeituras, 62% dos entrevistados responderam que acreditam que seus governos municipais precisam de ajuda do governo federal para realizarem os servi�os p�blicos, enquanto 31% disseram que a prefeitura tem recursos suficientes.

Na interpreta��o do gerente de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, � um erro considerar que a popula��o n�o entende de quest�es tribut�rias e sobre como isso interfere na vida das pessoas. "A minha interpreta��o � que, no todo, as pessoas entendem que o governo j� tem os recursos suficientes, mas n�o distribui bem esses recursos [do governo federal para os governos estaduais e municipais]", disse.

A utiliza��o dos recursos � mal avaliada pela popula��o. Na m�dia do pa�s, 74% acreditam que os recursos s�o mal utilizados pela presidenta Dilma Rousseff e seus ministros como, tamb�m, pelos governadores e secret�rios. As prefeituras s�o mal avaliadas, com 70% das pessoas apontando a m� utiliza��o dos recursos pelo prefeito e secret�rios municipais.

O estado mais mal avaliado � o Rio de Janeiro, onde 87% dos entrevistados acreditam que os recursos est�o sendo mal empregados. Em seguida, aparecem S�o Paulo e Goi�s com 81% e 79% de pessoas reconhecendo a m� utiliza��o dos recursos p�blicos, respectivamente.

A pesquisa constatou, ainda, que 42% dos entrevistados acreditam que o Imposto sobre Circula��o de Mercadorias e Servi�os (ICMS) do seu estado � maior que os demais. Entre os paulistas, 61% dos entrevistados t�m a percep��o que o ICMS � maior que o praticado por outros estados. Entre os cariocas e ga�chos essa percep��o foi constatada por 50% dos entrevistados.

Fonte: surgiu.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir